Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Dako é bão

Quando soube disso, de primeira, achei uma avacalhação: o artista plástico espanhol Santiago Serra bolou um vídeo chamado "Los Penetrados", em que, filmando e fotografando grupos de pessoas negras e brancas praticando sexo anal, ele buscou fazer uma reflexão sobre racismo e política de imigração. Os participantes receberam 250 euros cada um para serem sodomizados.
Coisas que pensei no início; a) conheço algumas pessoas que pagariam 250 euros para participar desta instalação artística; b) durante anos, na minha infância, morei perto de um cinema pornô tétrico, e nunca vi ninguém sair de uma sessão coçando a cabeça e pedindo novas políticas migratórias ou falando da importância de Martin Luther King e da política de cotas.
Bem, mas aí eu fui no site de Santiago Serra - para ver putaria, não para pensar em imigração, é claro. Mas... não é que a pornografia dele FAZ você pensar nisso? Pelo menos me fez pensar, porque afinal de contas, é um vídeo de um artista espanhol, de um país que está bem perto da África e tem de lidar com os imigrantes africanos ilegais que chegam fugidos da pobreza do continente vizinho. E faz pensar também nos estereótipos sexuais que associamos à cor da pele das pessoas, que também é uma forma de racismo, e de um dos principais temores que havia - ainda há - entre os defensores da separação de pessoas pela cor da pele: sexo interracial. Moral da história: TUDO pode nos fazer pensar. Basta termos capacidade de reflexão e nos deixarmos levar pela argumentação do nosso interlocutor - no caso, Sierra e sua obra. Não à toa, "A República", o livro de filosofia que erigiu a nossa civilização e nossos costumes, ao lado da "Bíblia", começa com uma conversa sobre o que é ser um velho brocha. Quem quiser conferir a instalação de Sierra, pode clicar no título deste post ou ir para http://www.santiago-sierra.com/200807_1024.php

Nenhum comentário: