Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 10, 2005

tudo compreender é tudo perdoar

Amanhã, Mykensie Martin deve encontrar-se com os pais americanos em Brasília, após sumir de Carmo de Paranaíba, no domingo, e chamando até a atenção do FBI. Deve levar um esporro e ser alistada em seguida no Exército para servir no Iraque e ver o que é bom.
Eu compreendo e muito os motivos daquela moça. Ela sai do equivalente a Casimiro de Abreu no Oregon pra um programa de intercâmbio no Brasil achando que ia ver muito samba, lambada, jogo de futebol. Vai parar em Carmo do Paranaíba num intercâmbio do Rotary. Aí, doida para sambar, lambadear, fazer a Ola no Maracanã, é levada para o 22o Jantar Comemorativo dos 22 Anos da Fundação do Rotary Carmoparaibano, no qual se homenageará a memória do dr. Odilio Mendes Maia, fundador do Rotary de Carmo do Paranaíba que durante anos contribuiu para o desenvolvimento da comunidade à frente da administração da Farmácia Flôres, que fica na pracinha da Matriz de Carmo do Paranaíba. No evento, o diretor de eventos do Rotary de Patos de Minas faz uma menção em seu discurso à "presença de nossa irmã de plagas norte-americanas", puxando uma salva de palmas, ao mesmo tempo em que propõe a votação de uma menção contra a invasão do Iraque nos EUA para ser votada no 23o Jantar Comemorativo dos 23 anos de Fundação do Rotary Carmoparaibano. Tudo é traduzido para a moça pela sua "brazilian sister", uma gordota com espinhas vermelhas na bochecha branca, aparelho nos dentes, cabelo quebradiço preso por uma fivela em forma de abelhinha, que lhe dispara olhares lésbicos.
Passa-se uma semana. Neste período, na Escola Futuro Feliz, ela é informada pela irmã lésbica quem é Magáiver, o principal galã dos adolescentes de Carmo do Paranaíba, que Christhyane (mudou a grafia depois que foi a um numerólogo) é a menina mais invejada pelas mulheres e amada pelos homens de Patos de Minas, e que deve evitar Celsinho, um aluno repetente e mal barbeado que é a vergonha de sua família, uma das melhores de Carmo do Paranaíba, mas que voltou diferente desde as férias em Cabo Frio, há dois anos, com uma tia solteira aposentada do IAPI que se mudou para lá. O professor de matemática, talvez inspirado pelo Tio Glauco da novela, tenta conquistar-lhe primeiro com as piadas que sempre fazem sucesso na aula de equações de segundo grau, e depois, oferecendo-lhe uma carona na garupa de sua moto, com um pequeno desvio pelo acesso à cachoeira mais bonita de Patos de Minas, onde ele tenta estuprá-la.
Curiosa, no segundo dia, a menina tenta um contato com o "perigoso" Celsinho. Ela a leva para o seu quarto, e.... lá a submete a uma sessão de cinco horas de audição de rock progressivo, com direito ao álbum triplo ao vivo do Emerson Lake and Palmer e toda a coleção de Rick Wakeman.
Na sexta à noite, a moça vai para o principal "agito" de Carmo do Paranaíba: a pizzaria Três Irmãos, que fica ao lado do Posto Dois Irmãos, na entrada de Patos de Minas. Que, aliás, é adornada por um monumento dos 22 anos do Rotary. Numa mesa grande todos prestam atenção ao relato que Arnaldinho, filho do prefeito, faz de "um lugar manêro" que ele acabou de conhecer nas suas férias no Rio: a Ilha dos Pescadores, manja? Enquanto isso, a "irmã brasileira" roça suas coxas gordas na americana para lhe dizer no ouvidinho: "amanhã nós vamos juntas para o culto mórmon em Unaí, né?"