Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Sempre rir

Fundado em 1988, o Edge Foundation promove discussões de assuntos intelectuais, artísticos, sociais e literários, e tem uma revista, que, todo fim de ano, publica um número para quem busca forças para agüentar o ano seguinte. Neste número, vários estudiosos de áreas diferenciadas respondem porque devemos ser otimistas com o futuro, quando tanta notícia tenta aumentar o nosso pessimismo, graças aos avanços científicos. Alguns exemplos de otimismo do último número:
Jerry Adler, editor da Newsweek, acredita que em algum momento do século XXI ele vai entender - assim como nós - a física do século XX - relatividade, física quântica, supercordas, essas coisas.
Linda Stone, ex-vice-presidente da Microsoft e co-fundadora e diretora da Microsoft's Virtual Worlds Group/Social Computing Group, aposta que "as pessoas vão usar efetivamente a tecnologia como meio para uma comunidade global mais saudável"
Irene Pepperberg, psicóloga de Harvard, acredita numa segunda e melhor era iluminista, mesmo e por causa das guerras e genocídios que o mundo enfrenta.
Roger Highfield, editor de Ciência do "The Daily Telegraph", aposta que as pessoas ficarão "imunes ao hype": "com o tempo, o público vai gastar mais tempo apreciando o céu azul da ciência e não a torrente marrom de expectativas paroquiais e egoístas sobre o que a ciência pode fazer por ele. A Ciência não tem de ser útil, a não ser por criar modelos sobre como a natureza funciona. "
Judith Rich Harris, uma investigadora e teórica independente autora de um livro sobre a natureza humana e sua individualidade, aposta na sobrevivência da amizade — "talvez você tenha ouvido previsões sombrias sobre a amizade: está morrendo, as pessoas não têm mais em quem confiar", começa ela em seu artigo. "Mas a amizade não está morrendo: está mudando, adaptando-se às mudanças no mundo (...) talvez seja mais difícil achar um parceiro de boliche, mas é fácil achar algum para um chat."
Outras previsões em http://www.edge.org/q2007/q07_index.html