Total de visualizações de página

domingo, novembro 20, 2005

o que não sai nos jornais

Eu estava procurando algo na Internet sobre a Vila Rubim, um bairro no centro de Vitória onde vivi meu bildungsroman, digamos. E topei com um site de fotos que, pelo que deduzi, foram feitas para reportagens mas nunca saíram nos jornais - ou por serem muito chocantes, ou por serem proibidas por lei (como uma excelente de menores de rua cheirando cola) ou sei lá por quê. O endereço é http://impublicavel.zip.net/ , tem um material variado e algumas pequenas obras-primas, mesmo que sejam macabras.

Consegui exibir essa tela em uma mostra no Centro Cultural da UFF sobre sexualidade. Tem 1,70x1,80, se não me engano. A inspiração foi uma foto de uma revista de anúncios eróticos que comprei à procura de modelos ou de algo bizarro para brincar. A revista era fascinante porque vários homens e mulheres comuns posavam nus, ofereciam-se para encontros amorosos, ao mesmo tempo em que sempre escondiam o rosto - ou seja, para mostrar seus desejos mais pessoais, eles tinham de esconder a personalidade. A mesinha ao lado, na foto, com a planta de grandes folhas em cima, a concha envernizada em uma estante inferior e o vasinho de flores no pé era o toque erótico-suburbano que completava o quadro.

O maior dos predadores

"Somos inimigos do conservacionismo", disse o líder da tribo africana Masai Martin Saning´o, em um encontro do Congresso Mundial de Conservacionismo em Bangcoc, em 2004. Para ser uma ameaça ao meio ambiente, os seres humanos não precisam de indústrias, navios petroleiros ou monoculturas de soja: de grupos humanos que vivem de maneira muito mais simples em países do terceiro mundo também ameaçam o meio ambiente, e esse problema começa a se tornar grave, segundo reportagem na revista "The Orion": http://www.oriononline.org/pages/om/05-6om/Dowie_FT.html