Total de visualizações de página

18,640

domingo, novembro 18, 2007

Prisioneiros políticos de Cuba

Abaixo, segue uma lista de alguns dos prisioneiros políticos em Cuba. Reparem nos crimes que eles cometeram e na gravidade das sentenças. Alguns fazem parte do Projeto Varela, que apenas buscava coletar assinaturas para pedir eleições em Cuba.


Víctor Rolando Arroyo Carmona. 54 anos. Sentenciado a 26 anos de prisão. Acusado de "minar a independência nacional e a integridade territorial", por contribuir para o site Cubanet - que distribui noticiário independente E TAMBÉM governamental de Cuba, e para a Radio Martí. Ah, sim, ele também foi acusado de manter uma biblioteca com 5 mil livros. Vou repetir: Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros. Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros. Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros. Ele foi condenado também por manter uma biblioteca com 5 mil livros

Regis Iglesias RamírezAge. 38 anos. Condenado a 18 anos de prisão por ser um militante do Projeto Varela. Acusado de "atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado".

Librado Linares García. 47 anos. Sentença: 20 anos de prisão. Acusação: organizar atividades de reivindicação de direitos humanos, como reuniões, palestras e seminários.

Marcelo Cano Rodríguez. 42 anos. Sentença: 18 anos de prisão. Acusação: manter relações com a organização internacional Médicos sem Fronteiras (ele é médico). Também foi acusado - foi acusado - de buscar apoio na forma de remédios, roupas e livros, como uma maneira de "desestabilizar o Ministério da Saúde Pública e minar o sistema de bem-estar social em Cuba".

Oscar Elías Biscet González. 46 anos. Sentenciado a 25 anos de prisão. Acusação: "servir como mercenário em estado estrangeiro" e pendurar a bandeira de Cuba de cabeça para baixo (não sei quantos dos 25 anos são por isso, sorry). Ah, sim, o suposto mercenário e desrespeitador dos símbolos nacionais é dirigente da Fundação Lawton pelos Direitos Humanos, que pretende estabelecer em Cuba "um estado baseado no império da Lei".

Jose Daniel Ferrer García. Idade: 37 anos. Condenação: 25 anos. Acusação: apoiar o Projeto Varela e coordenar o Movimento de Libertação Cristã, duas organizações consideradas contra-revolucionárias em Cuba.

Luis Enrique Ferrer García. 35 anos. Condenação: 28 anos de prisão. Acusação: integrante do Projeto Varela e coordenador do Movimento de Libertação Cristã. Até agora, não há notícias de que Frei Betto tenha tentado algo pela libertação deste dois cristãos. Acusado, como Ferrer García, de "atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado".

Iván Hernández Carrillo. 36 anos. Sentenciado a 25 anos de cadeia. Acusado de possuir um computador fabricado nos Estados Unidos, e de receber US$ 30 de contribuição de um porto-riquenho para a manutenção de sua biblioteca independente em Matanzas, a "Biblioteca Juan Gualberto Gómez II".

2 comentários:

Anônimo disse...

Obama pede 'sinal' de Cuba para avançar nas relações

AE - Agencia Estado

Tamanho do texto? A A A A
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje a Havana que emita um sinal de que "haverá mudanças na forma como Cuba funciona" para possibilitar o degelo das relações entre os dois países. O pedido vem à tona horas antes do início da primeira viagem oficial de Obama à América Latina desde sua posse, em janeiro.



O líder norte-americano pediu a libertação de prisioneiros políticos e a concessão do direito de liberdade de expressão para "vislumbrar um degelo maior nas relações" entre Washington e Havana. "Não espero que Cuba implore. Ninguém está pedindo a ninguém que implore. O que estamos querendo é algum sinal de que haverá mudanças na forma como Cuba funciona", declarou Obama, à emissora de televisão CNN, horas antes de partir para o México. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,obama-pede-sinal-de-cuba-para-avancar-nas-relacoes,355724,0.htm

Anônimo disse...

Será que haverá libertação agora?
Tomara...