Total de visualizações de página

terça-feira, maio 23, 2006

brasileñas e brasileños

A cena foi no cemitério da Recoleta. Em frente ao túmulo de Eva Peron. Estava lá por acaso, mais por nao ter nada para fazer, mas aproveitei para desenhar umas estátuas nuns túmulos. Fui levado ao túmulo de Evita por dois casais de brasileiros que falavam alto sobre onde devia ser o túmulo ("Eu acho que é por aqui." ; " É aqui?"; "Nao, menina, é por aqui"). Cheguei com eles ao túmulo. Os casais deviam ter por volta de cinqüenta anos, aparentavam ter algum dinheiro, pelas roupas que usavam. Nada chiques, mas caras, dava para se ver na pashmina, na camurça, no lamê. O túmulo, além do epitáfio, a plaqueta dizendo quando Evita nasceu e quando morreu - 1952 - tem outras plaquetas, para lembrar os 50 anos de morte da moça, o nascimento dela, etc., com datas dos anos de 1982 ou 1997.
Foi o que bastou para fundir a cuca das representantes de nossa elite.
- Ela morreu em 1982, né?
- Nao, ela morreu em 1997. Olha lá a placa. Ela nasceu em 1952 e morreu em 1997.
- Eu acho que nao - interveio um dos maridos. - ela nasceu em 1952, morreu em 1982, MAS (brasileiro sempre levanta a voz para dizer "mas" em uma discussao) foi enterrada AQUI (levantar a voz de novo serve para marcar posiçao - é como o macaco que berra mais alto no bando para dizer que ele tem direito a comer o formigueiro primeiro do que os outros chimpanzés) em 1997.
- Ela morrió en 1952 - disse um funcionário do cemitério que observava a discussao bizantina. Mas nao foi ouvido.
- Ela morreu em 1997, olha a placa! - insistia uma das mulheres.
- Será que ela nasceu em 1917 e morreu com cem anos? - foi a nova hipótese lançada no debate, tal qual a luva de Ivanhoé, pela outra brasileira.
- Peraí, ela nasceu em 1982 e morreu em 1997, foi isso.
Me afastei sem olhar para trás. Mas nao funcionou. Logo depois, os dois casais encontraram-se com o bando de turistas ao qual pertenciam, que pareciam ter finalmente se reagrupado na entrada do cemitério, após todos terem se perdido.
- O túmulo da Evita é lá - apontou uma das senhoras, para uma direçao ao léu - nós já vimos - continuou, afetando superioridade - mas olha, é muito simplezinho.
Fiquei com vontade de dizer "mas o túmulo é limpinho e dorme no emprego".

Nenhum comentário: