Total de visualizações de página

terça-feira, dezembro 13, 2005

O sucesso do fracasso

Toby Young é um péssimo jornalista que fez uma série de trapalhadas inclusive no seu período na "Variety". Mas é um péssimo jornalista inglês, o que significa bem educado, e ainda por cima, filho do escritor socialista Michael Young, que inventou o termo "meritocracia" - que nasceu como uma crítica, aliás: Michael achava que a meritocracia, um sistema no qual as pessoas têm a ilusão de que são ricas e bem-sucedidas por seus próprios méritos, inferior à aristocracia, onde pelo menos os nobres tinham alguns laços de compromissos com as outras classes, porque eles sabiam que sua riqueza devia-se a um acidente de nascimento.
Ele usou este background para se vingar da "Variety " em um livro chamado "Como fazer inimigos e alienar pessoas", lançado no Brasil como se fosse um compêndio de fofocas sobre celebridades e o mundo de vaidade da Condé Nast. Era tudo isso sim, mas tudo isso interpretado pela ótica de quem leu Tocqueville, Jane Austen e tinha muito humor para lembrar as próprias falhas em tentar impressionar como "jornalista britânico por dentro da moda".
Assim, ele usou sua experiência com o mundo das celebridades para constatar como diverssas profecias de Tocqueville sobre a democracia americana tornaram-se realidade, tal qual o risco de o regime virar uma espécie de "despotismo brando". E demonstra como, na verdade, após a revolução sexual e o maior acesso das mulheres ao mercado de trabalho, pelo menos na editora Condé Nast, que publica a Variety, as mulheres continuam como as mulheres retratadas nos romances britânicos do século XIX - sempre desesperadas atrás de um casamento arranjado com um marido rico.
Graças ao sucesso do livro, Toby engatou uma carreira como escritor que agora pode lhe render um prêmio teatral por sua parceria com Lloyd Evans na comédia "Who's the Daddy?". E ele tem um site em que goza a tudo e a todos, inclusive ele próprio (uma charge mostra-o em uam festa na qual uma moça diz "então você é o Toby Young sobre o qual você escreve tanto!"). E dá uma lista dos dez piores restaurantes de Londres que usa bons critérios para se julgar a real validade de alguns serviços de restaurantes caros, enquanto chama um deles, italiano, de "caixão de Liberace" ou "roupa de baixo de Donatella Versace", chama o serviço do Cipriani de "cavalgada de incompetência", etc. O endereço é http://www.tobyyoung.co.uk/

Nenhum comentário: